Dieta sem Glúten

 Glúten: proteína vegetal encontrada em alguns cereais -

trigo, cevada, centeio (e na aveia, por contaminação do trigo).

 Raquel Benati

 

         Quando recebemos a notícia do diagnóstico de doença celíaca ou sensibilidade ao glúten não-celíaca somos informados que o tratamento é uma rigorosa DIETA SEM GLÚTEN. Com a recomendação de iniciar imediatamente a dieta, a primeira pergunta que nos vem à cabeça é: "e o que eu vou comer"? Com o tempo vamos conseguindo compreender melhor o que é o mundo sem glúten e desenvolvemos estratégias para conseguirmos sobreviver num mundo onde o glúten se tornou onipresente.

 

          A dieta sem glúten consiste em retirar todos os alimentos que tem na sua composição os cereais proibidos e também aqueles que possam ter tido contato direto com glúten ou por contaminação cruzada.

 

          Mesmo tendo que ficar longe da farinha de trigo, ainda é  possível fazer bolos, pães, pizzas, salgados, doces, massas sem glúten. Em nosso site temos muitas receitas (visite a aba Publicações - Receitas sem glúten e baixe gratuitamente em PDF vários livros) e hoje já é mais fácil encontrar produtos sem glúten industrializados, embora em sua maioria ainda sejam mais caros do que os produtos COM glúten. A farinha de trigo pode ser substituida por outras farinhas e féculas. Podem ser usados nessa substituição:

  • - farinha de arroz / creme de arroz

  • - farinha de milho / fubá / amido de milho (maisena)

  • - farinha de mandioca / polvilho doce / polvilho azedo / tapioca / sagu

  • - fécula de batata

  • - farinha de coco

  • - farinha de amêndoas

  • - farinha de banana verde

  • - farinha de aveia sem glúten, etc.

 

          Mas a base da alimentação de quem faz dieta sem glúten é o consumo diário de alimentos frescos e naturalmente sem glúten:

  • - legumes, verduras, raízes e frutas

  • - carnes, ovos, leite (para os que não tem intolerância ou alergia)

  • - azeite de oliva, óleo de coco, gorduras naturais dos alimentos

  • - oleaginosas e sementes: castanhas, amendoas, linhaça, gergelim, chia, etc.

  • - leguminosas: feijões, grão de bico, ervilhas, lentilha, etc.

  • - cereais: arroz , milho, sorgo, teff

 

         Assim que recebemos o diagnóstico devemos buscar a orientação de um nutricionista que conheça bem a doença celíaca e a sensibilidade ao glúten. Essa orientação inicial é importante, para que possamos repor nutrientes, recuperar ou perder peso de forma saudável, mudar nossos hábitos alimentares, receber informações corretas sobre o valor nutricional dos alimentos e a melhor forma de consumí-los.

clique para baixar - 10 passos para a alimentação do celíaco

 

 

Leia o material em PDF produzido pela Dra Juliana Crucinsky, nutricionista e consultora técnica da ACELBRA-RJ com as orientações iniciais:

clique para ler - Manual do Celíaco

       

 É preciso depois aprender sobre como organizar a cozinha, planejar as compras e, principalmente, sobre como educar as pessoas à nossa volta sobre os cuidados com nossa dieta.

 

Leia o Manual do Celíaco  e compreenda melhor como se proteger do glúten.

         

No Brasil existem leis sobre glúten na rotulagem de alimentos e medicamentos:

  • Lei Federal nº 10.674/2003 - produtos alimentícios

  • ANVISA - RDC 26/2015 - rotulagem de alergênicos em produtos alimentícios

  • ANVISA - RDC 137/2013 - rotulagem de medicamentos com glúten

O que mais preocupa as pessoas que precisam viver 101% longe do glúten é a contaminação cruzada por glúten. Esse é o nosso "calo", é o nosso fantasma e infelizmente a Sociedade de uma maneira geral, não sabe o que é isso e ainda encara nossos cuidados com nossa saúde como "frescura" ou "paranóia". Mas a informação é nossa aliada e temos avançado nesse ponto. Ainda há muito a ser conquistado, mas os celíacos e sensíveis ao glúten vem trabalhando para que nosso país reconheça nossa condição e respeite nossos direitos.

Para entender mais sobre os riscos da contaminação cruzada por glúten, leia esse material:

Clique aqui
Contaminação Cruzada por Glúten

"Já faço Dieta sem Glúten mas não melhoro... Por que?"

Clique para saber mais

Leia mais sobre os passos necessários na 

busca da saúde celíaca para além da Dieta sem Glúten:

 

Clique aqui

Doença Celíaca - passo a passo no caminho de volta à saúde - curando seu intestino

© 2018 by Raquel Benati   |   riosemgluten@terra.com.br

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