QUEM SOMOS

O "Rio sem glúten" nasceu em julho de 2004. Um grupo de mulheres do Estado do RJ, participantes de um fórum de celíacos online, organizado pelo site da ACELBRA-SP se juntou para iniciar um trabalho de divulgação da doença celíaca no RJ. Do núcleo inicial fizeram parte: Raquel Benati, Ester Benatti, Tânia Lordello, Clarisse Alves, Vanessa Rego, Dulce Campos. A primeira ação foi organizar informações e criar o site "riosemgluten", em setembro de 2004. O site foi concebido e desenvolvido por Raquel Benati, com a ajuda de voluntários ligados ao mundo celíaco.

 

Em março de 2005, essa mesma equipe, já com novos membros e com apoio da Nutricionista Dra. Cecília Carvalho e do Gastropediatra Dr. José César Junqueira, organizou o I Encontro Estadual de Celíacos do Rio de Janeiro, com o objetivo de promover a criação de uma seção da ACELBRA (Associação de Celíacos do Brasil) no Rio de Janeiro. Através desse trabalho voluntário foi então criada, em setembro de 2005, a  Acelbra-RJ - Associação de Celíacos do Brasil - Seção Rio de Janeiro. Até janeiro de 2014, o site "riosemgluten" esteve à serviço da ACELBRA-RJ, quando finalmente a FENACELBRA (Federação Nacional das ACELBRAs) teve condições de criar e mater um portal para abrigar os sites de todas as ACELBRAs, unificando informações e permitindo o uso ferramentas de acessibilidade. 

Durante esses 10 anos o "riosemgluten" sempre divulgou de forma gratuita o lançamento de produtos, empresas novas, eventos; apoiou as atividades de outras ACELBRAs e produziu material para download, estando presente no cotidiano de muitas famílias celíacas. 

 

A partir de fevereiro de 2014, ele seguiu de forma independente, não estando mais ligado diretamente à ACELBRA-RJ, mas continuando a apoiar todas as atividades e campanhas das Associações de Celíacos do Brasil e estando a serviço de todos os celíacos do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil.

Em 2018 o site "riosemgluten" ganhou um novo domínio (www.riosemgluten.com.br) e um novo visual. O site antigo permaneceu publicado até junho de 2021, quando finalmente foi desativado.

 

Além do site, o Riosemgluten está presente nas redes sociais - Facebook (@riosemgluten) e Instagram (@rio_sem_gluten) e tem 2 web aplicativos em funcionamento na loja do Google.

Responsável pela edição, publicação e manutenção do site

Raquel Benati

raquel_benati.jpg

Professora de Arte

Celíaca

Membra fundadora da ACELBRA-RJ
Presidente da ACELBRA-RJ  2005 /2010

Secretária Executiva da FENACELBRA  2006/2012

Produtora de conteúdo digital

Educadora em Doença Celíaca